Recents in Beach

header ads

Apresentação documentário Sound City em São Paulo




Hoje eu fui ao 18º Festival Internacional de Documentários - É tudo verdade 2013 no Cine Livraria Cultura, assistir ao documentário Sound City de Dave Grohl.

A revista Rolling Stone o intutilou de “Um documentário emocionante sobre o que torna a vida digna de ser vivida”.  E realmente ele faz jus ao título.
O vídeo conta a história do famoso Sound City Studios desde sua inauguração em 1969 até o seu fechamento em Maio de 2011.
“Eles fecharam principalmente porque faziam a gravação de modo analógico, que tornou-se desatualizada",
disse Dave Grohl em recente entrevista.
O documentário conta com o depoimento não só de vários artistas como Tom Petty,  Rick Springfield, Corey Taylor, Stevie Nicks, Lars Ulrish, Paul McCartney entre outros como também a participação dos funcionários da casa que entravam para trabalhar em pequenos cargos e saiam de lá como produtores - Todos tinham a oportunidade de aprender.

O filme se atenta também a ironia de que eles fecharam as portas por não conseguirem lidar com a concorrência dos equipamentos modernos, e hoje em dia com tanta modernidade, não existe mais bandas estourando como aquela época. É tudo tão fácil que não há espaço para a criatividade do músico. Os aparelhos fazem tudo. O talento é o que menos importa.
Quem puder prestigiar, não irá se arrepender. É um filme indicado para os amantes do Rock n´Roll em geral mas principalmente para quem está ligado diretamente com o mundo da música.
Eu diria que Sound City Movie não é apenas mais uma história contada por um músico admirador do Studio, mas além disso é um grande aprendizado sobre como a música, tecnologia e principalmente talento precisam andar juntos !

Outras informações, diretamente no site do documentário

Para quem está em São Paulo, o festival exibirá uma última apresentação:

Dia 12-04-2012 às 24h
Cine Cultura
Av Paulista, 2073
tel.: 11 - 3285-3696
Entrada Gratuita