Recents in Beach

header ads

Capital Inicial - programa Álbum Clássicos

IMG_0005

Quarta-feira, dia 21 de Agosto, foi a vez da banda Capital Inicial gravar o programa Álbuns Clássicos no Teatro da Mix TV .

O disco que leva o nome da banda - Capital Inicial - foi lançado em 1986,  inclui três faixas da banda Aborto Elétrico: "Música Urbana", "Veraneio Vascaína" e "Fátima" foi tocado na íntegra.
A seguir, um resumo do que foi falado sobre cada música. A matéria completa poderá ser assistida no Canal da MixTV  :

Música Urbana:  (Fê Lemos, Dinho Ouro Preto) - Em Janeiro de 1981, André Pretorius ex guitarrista da banda Aborto Elétrico passou o natal em Brasília, fizeram essa música em um único ensaio.
Nos versos originais, após "toda plataforma" existia "fui a rodoviária comer pastel.."
O 2º verso não existia. Dinho pediu para Renato Russo para criar uma letra.  Ficou insistindo, até que um dia ligou de um orelhão, pediu mais uma vez - Renato cria o refrão naquela hora.

Psicopata: (Dinho) - No refrão "Sempre assisto à rede Globo Com uma arma na mão.. Se aparece o Francisco Cuoco .. adeus televisão" tinha "Tomo mijo com água de côco.." Resolveram cortar essa parte por saberem que não iria passar pela censura na época.

Tudo Mal: (Fê Lemos) - Música composta por Lôro Jones e seu irmão Rogério Lopes. Eles iam compondo, usando o que já tinham, como um trabalho de colagem.

Veraneio Vascaína: (Dinho, Fê Lemos) - Aquela época, todos moleques, viviam sendo "aterrorizados pela polícia". Ora por estarem bebendo no bar, ora por fazer alguma baderna e muitas vezes só pelo fato de usarem roupas com taxas, alfinetes. Essa música foi escrita por Renato Russo dias depois de ter tido um "problema mais sério" com eles. Deve ter levado umas "chapoletadas", ele era inteligente, perspicaz, deve ter respondido, peitado os caras.

A Censura ainda tomava conta do país, o disco da banda Blitz foi censurado apenas por conter a palavra "Babaca". Seguindo a mesma linha, quiseram censurar o "Capital Inicial". Foram muitas conversas até chegarem em um acordo. O disco foi lançado com uma Tarja "Maiores de 18 anos". Mas o tiro saiu pela culatra.  O marketing era: "Se você é menor de idade, peça para seu irmão maior comprar". E como tudo que é proibido dá mais vontade de fazer, esse disco foi um Sucesso absoluto de vendas.

Sob Controle:  Foi escrita por Dinho e é mais uma das diversas músicas que ele compunha sobre ex namoradas. No início da banda, a maioria de suas músicas eram inspiradas nelas.

Leve Desespero: (Fê Lemos): Levou 3 meses, ensaiando quase todos os dias, para deixá-la tocável.

A primeira fita demo pronta no final de 83 tocou na rádio Fluminense e chamou a atenção de Hebert Vianna (Paralamas do Sucesso).

Linhas Cruzadas: (Dinho)- outra canção sobre uma ex namorada.

Cavalheiros: (Dinho) - fala sobre Racismo. Na época rolava a campanha para libertação do Mandela, a elite do Brasil se mobilizava, preocupada, enquanto aqui tantos precisam de ajuda e ninguém se importa. É muita hipocrisia, preconceito velado que presenciamos até hoje com nosso povo.

Fátima: (Dinho) - Renato Russo ouviu a canção e  escreveu a letra em menos de 10 minutos. Era o ponto alto do Aborto Elétrico, a que mais me chamou atenção. Merece destaque dentro do Rock Brasileiro.

O programa foi especialmente dedicado ao guitarrista Yves Passarell, pelo falecimento de seu pai no dia anterior.

Já passaram pelo programa Álbuns Clássicos as bandas Titãs, O Rappa, Paralamas do Sucesso, Skank, Planet Hemp, Jota Quest, RPM.

IMG_0136 IMG_0131 IMG_0127 IMG_0120 IMG_0118 IMG_0115 IMG_0086 IMG_0085 IMG_0064 IMG_0056 IMG_0047 IMG_0046