Recents in Beach

header ads

Flea do RHCP em nota sobre a apresentação polêmica no Super Bowl.



 foto: Matt York, da agência AP

Após a apresentação da banda Red Hot Chilli Peppers no final da Super Bowl, foram divulgadas fotos onde o baixista da banda aparece tocando seu baixo 'desplugado'.


O público e alguns fãs indignados deixaram seus comentários na rede sobre o ocorrido e até Axl Rose, vocalista do Guns n´ Roses fez uma nota um tanto quanto sarcástica:

"Em Nome da Ciência
Quanto á polêmica da ‘sem wireless’ da internet em relação à performance do Red Hot Chili Peppers no Superbowl tal como exibida pela ESPN…
Eu gostei do show e não faço nem ideia de qual seja a verdade tampouco quero sugerir ou implicar que alguém não estivesse tocando de fato ou que o que eles estavam tocando não era o que estávamos realmente ouvindo.
Tendo dito isso, eu acho que é importante sempre olhar para o lado positivo das coisas e dar o benefício da dúvida.
Então considere que talvez pouco antes da apresentação real, ao invés de usar uma corda debaixo ou um dispositivo sem fio padrão, em nome da ciência e para o bem da humanidade, Flea corajosamente teve um microchip de tecnologia de ponta recém-inventado instalado em sua bunda, que captava as frequências de seu baixo e as transmitia a seu amplificador.
Talvez todos eles tenham tido microchips instalados em suas bundas e eles não só captam as frequências de seus instrumentos como também peguem TV por satélite e sinal de internet também! Tipo o Google Glass… Google Ass! Eles poderiam ser ‘Pioneiros da Ciência!’ como Buzz Aldrin e tal! Verdadeiros [desculpem o trocadilho] ASS-tro-nautas! Ou cobaias de laboratório do Superbowl como aqueles nos carros que se autodirigem!
Além disso… se a banda não estava tocando de fato ou com o sem fio ou o que seja e Anthony estivesse mesmo cantando, eles ainda assim estabeleceram um novo recorde mundial para maior público de karaokê na história! Demais!
Então relaxem e tenham orgulho disso! Isso tudo é provavelmente apenas o Google achando novas maneiras de enriquecer nossas vidas com o voluntariado abnegado dos Peppers e o sempre criativo processo da verdadeira inovação ou talvez um novo recorde de bar com proporções sobremagníficas e um novo pináculo do desenvolvimento humano não visto desde a linguagem de sinais da África do Sul!
Deus abençoe a América, os Peppers e a tecnologia… PN’T!  






                                                            
Em resposta aos fãs, Flea explica:

"Caros,

Quando fomos convidados pela NFL e Bruno para tocar Give It Away no Super Bowl, ficou claro para nós que os vocais seriam ao vivo, mas o baixo, bateria e guitarra seriam pré-gravados. Eu entendo a posição da NFL sobre este assunto, dado que se tem apenas alguns minutos para configurar o palco, e um zilhão de coisas poderiam dar errado e estragar o som para as pessoas que estariam assistindo no estádio e os telespectadores. Não havia nenhum espaço para discussão sobre este assunto, a NFL não quis arriscar seu show com o risco de um som ruim e ponto final.


A postura do Red Hot Chili Peppers é absolutamente não fazer qualquer tipo de mímica.

A última vez que fizemos (ou tentamos) foi no final dos anos 80, que fomos jogados para fora de 'TheTop of the Pops' programa de televisão no Reino Unido durante os ensaios, porque nos recusamos a imitar corretamente, eu tocava baixo com o meu sapato, John tocou guitarra em cima de ombros de Anthony, e nós basicamente tínhamos uma luta no palco, fazendo uma paródia da idéia de que era uma performance ao vivo.

Nós imitamos em um ou dois shows da MTV antes disso e sempre foi uma chatice. Nós levamos a nossa música a sério, é uma coisa sagrada para nós, e quem já nos viu em concerto (como a noite antes do Super Bowl no Centro Barclays), sabe que vamos tocar com o nosso coração, nós iremos improvisar espontaneamente, assumir riscos musicais e dar sangue, suor em cada show. Nós estamos na estrada há 31 anos fazendo isso.


Assim, quando este conceito Show no Super Bowl surgiu, houve uma grande confusão entre a gente, se deveríamos ou não fazê-lo, mas, finalmente, decidimos, como seria surreal, uma vez na vida  fazer algo louco e teríamos apenas que fazer e nos divertir . Pensamos muito antes de concordar em fazê-lo, e além disso tivemos longas conversas entre a gente, eu falei com muitos amigos músicos por quem tenho o maior respeito, e todos eles disseram que aceitariam, se fossem convidados, que era uma viagem selvagem a fazer, diabos!

Além disso, nós do RHCP gostamos de futebol o que também desempenhou um papel importante na nossa decisão. Decidimos que, com Anthony cantando ao vivo, ainda poderíamos trazer o espírito e a liberdade  que fazemos para esse desempenho, e é claro que cada nota tocada na gravação especialmente para o show. Conheci e conversei com Bruno, que é um cara lindo, realmente um músico talentoso, e nós trabalhamos para poder ser divertido.

Nós gravamos uma faixa para o dia, que veio de dentro dos nossos corações e ficou muito parecida em espírito às versões que foram tocando ao vivo nos últimos anos com o nosso amado Josh na guitarra.


Para o desempenho ao vivo, Josh, Chad, e eu estávamos tocando junto com a pré faixa gravada por isso não havia necessidade de ligar em nossas guitarras, e não o fizemos. Poderíamos ter conectado e evitado que as pessoas expressassem desapontamento que a trilha instrumental foi pré gravada? Claro que facilmente poderíamos fazer e isso não seria um problema. Nós achamos que é melhor não fingir. Parecia a coisa mais real a fazer na circunstância. Foi como fazer um vídeo da música na frente de um zilhão de pessoas, exceto com vocais ao vivo, e uma chance para sacudi-los. Nosso único pensamento era trazer o espírito de quem somos para as pessoas.


Sou grato a NFL por nos receber. E eu sou grato a Bruno, que é um jovem muito talentoso por nos convidar para fazer parte de seu show. Eu faria tudo da mesma forma novamente.


Nós, como uma banda, aspiramos crescer como músicos e compositores, e continuar a colocar nossas entranhas para fora ao vivo no palco para todos que queiram ter seu cérebro explodido".


Atenciosamente,


Flea.

Fonte: Red Hot Chili Peppers