Recents in Beach

header ads

"Kurt Cobain, a Construção de um Mito” - Lançamento mundial do mais novo livro em 18 de Março.





As vésperas do 20º aniversário de morte do músico Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana, a Nova Fronteira traz para o Brasil “Kurt Cobain, a Construção de um Mito”, de Charles Cross
Livro será lançado mundialmente no dia 18 de março.

 “Meu objetivo nestas páginas será examinar como, em longo prazo, a obra e a vida de Kurt afetaram a música, a moda, o papel dos gêneros, o modo como lidamos com o suicídio e o vício em drogas, o modo como a sua cida­de natal vê a si mesma e o próprio papel de Seattle na cultura. Em alguns desses campos, a influência de Kurt foi enorme; em outros, mais sutil. Ainda assim, os 27 anos que ele passou neste mundo deixaram suas ramificações. Seu legado continua a aumentar e a mudar. A realidade é que nesses vinte anos não paramos de falar sobre Kurt Cobain. Ele ainda é importante para mim, e, na minha opinião, para toda uma geração”, relata Charles Cross em “Kurt Cobain, A Construção do Mito”. O livro chega às lojas em março no Brasil pela Nova Fronteira, e contou com a tradução de Roberto Muggiati.

            “Kurt Cobain, A Construção de Um Mito” não se trata de uma biografia, mas uma análise sobre o símbolo de uma geração, assinada pelo jornalista americano que acompanhou toda a trajetória do Nirvana. Charles Cross foi uma das primeiras pessoas da imprensa a ouvir Nevermind, o disco de 1991 que mudou a vida de Kurt e a carreira do Nirvana. Ele conseguiu uma fita cassete pirata, que escutou de dentro de seu carro.

O editor da revista The Rocker Magazine, Cross foi uma das primeiras pessoas a saber sobre a morte do astro em 8 de abril de 1994 (Kurt já estava morto há três dias). O livro começa com o relato do jornalista sobre como foi aquela data, a pressão por descobrir se era mesmo verdade que Kurt Cobain havia falecido.

Nos capítulos seguintes, o autor falar sobre o impacto do álbum Nevermind, a influência do Nirvana em todos os subgêneros do rock, do alternativo ao metal e até mesmo no hip-hop moderno, o ápice da palavra grunge e sua associação ao grupo. Sua personalidade foi tão forte que até mesmo a moda foi influenciada por Kurt Cobain, que levou os jeans rasgados e as camisas de flanela para os desfiles de Nova York e para as páginas de revistas.




  O livro trata ainda da relação do músico com sua cidade, Aberdeen, em Washington, e como o local serviu de inspiração para quase 50 canções. “Something in the Way” foi a mais expressiva delas - apesar de ter apenas nove versos e uma estrutura simples e não citar textualmente a cidade - Kurt declarou em entrevistas que a compôs quando morou na rua, “debaixo da ponte”. “Ele não “morou” lá de verdade, uma vez que a ponte em Aberdeen à qual se referia atravessa um rio influenciado pela maré, o que significa que o nível da água baixa duas vezes por dia”, conta Cross.

As drogas, o relacionamento com Courtney Love, o suicídio, as reações de fãs e da indústria à sua morte logo após a data e o reflexo até hoje também estão nas páginas de “Kurt Cobain, A Construção de Um Mito”.


Sinopse

Quando Kurt Cobain e o Nirvana lançaram seu primeiro álbum Bleach, em 1989, ninguém (nem mesmo Cobain) poderia prever que estava nascendo um ídolo. Em menos de uma década, o jovem de Aberdeen, Estados Unidos, foi mais do que um recordista do mundo fonográfico. E nem mesmo o uso abusivo de drogas e sua rejeição à posição de ídolo, impediram que Cobain se tornasse o rosto de uma geração. Doze anos após sua morte, em 2006, a revista Forbes listou as 13 celebridades que mais lucravam após a morte: Kurt Cobain ficou em primeiro lugar com ganhos estimados em US$ 50 milhões.  
Mas o que fez Cobain se tornar um ícone década de 1990, da música, cinema, comportamento e até mesmo da moda?  Neste livro, o jornalista e especialista em música Charles Cross aborda a transição da estrela do rock até o ícone ainda hoje, a 20 anos da sua morte.


Sobre o autor
Charles R. Cross é autor de sete bestsellers na categoria música. Entre eles, a biografia definitiva de Kurt Cobain, Mais Pesado que o Céu, que ganhou o ASCAP Award 2002 (Associação Americana de Compositores, Autores e Editores). O autor não chegou a ser próximo de Cobain, mas o encontrava constantemente em Seattle, onde editou, durante 15 anos, a revista The Rocket Magazine.  Charles R. Cross também escreveu a biografia de astros da música como Jimi Hendrix e Led Zeppelin.


Kurt Cobain, a Construção de um Mito

Autor: Charles Cross
Preço: R$24,90
Páginas: 176
Formato: 15,5 x 23cm
ISBN: 9788522029501

Rômulo Medina
Marketing - Livros
Telefone: (21) 3882-8489
Empresas Ediouro Publicações