Recents in Beach

header ads

Mundo Vegan: Não haverá mais rodeios na cidade de Hortolândia (SP)


Em entrevista à Rádio Comunicativa FM, o Secretário de Cultura da Cidade de Hortolândia SP, confirmou que a cidade de Hortolândia não terá mais rodeios.

A decisão é do Ministério Público do Estado de São Paulo, que atendeu à Representação da ONG Amor de Bicho Não Tem Preço (ABNTP), protocolada em janeiro de 2014, a qual denunciava o total descumprimento do Decreto Estadual 40.400/1995, que proibi rodeios e similares, em perímetros urbanos em todo o Estado de São Paulo, o que é o caso da cidade de Hortolândia que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um município 100% urbano.

Em seu despacho o Promotor de Justiça manda que a Prefeitura proíba imediatamente qualquer tipo de rodeios e congeneres, usando inclusive de força policial para que a legislação seja respeitada, sob pena de improbidade administrativa face ao prefeito Antonio Meira.


No mês de dezembro de 2014, ocorreu uma reunião onde participaram membros da ONG, o vereador de Campinas Paulo Bufalo, (o qual também reforçou a denúncia da ONG com outra representação com os mesmos objetivos). 

Segundo o Secretário de Cultura do município, a data do aniversário da cidade que culminava com o rodeio, será comemorado com um show gospel, da cantora Cassiane.

Conselho de Proteção aos Animais de Hortolândia:

A ONG Amor de Bicho Não Tem Preço, protocolou ainda no mês de agosto de 2014, uma nova representação junto ao Ministério Público, dessa vez com o objetivo de obrigar a prefeitura de Hortolândia a instalar definitivamente o Conselho de Proteção aos Animais na cidade, o qual era para ter sido implantado em 2012, mas até o momento não saiu do papel.
Segundo a presidenta da ONG Claudia de Carlí, as leis existem para serem cumpridas, a ONG já tinha obtido êxito quando da proibição do rodeio de Paulínia e abertura de inquéritos em outras várias cidades contra os rodeios.

É importante que mais ONG’s, ativistas, protetores, pessoas de bem, busquem a Justiça para barrar essa prática de crueldade. 
Disponibilizamos a representação que obteve êxito em Hortolândia, para que seja usada em outras cidades. 
Basta adaptá-la, modificando apenas o básico, como local, endereço e outros.
A representação está disponível nesse LINK


Fonte: Direito dos Animai.org