Recents in Beach

header ads

Mundo Vegan: Blumenau proíbe oficialmente a prática de Foie gras.



O município de Blumenau,  proibiu oficialmente qualquer prática de alimentação forçada para a produção de foie gras . 


Como não é possível produzir o produto de origem francesa sem alimentar de forma forçada as aves, na prática, a produção está proibida.

Foie gras significa literalmente “fígado gordo”, em francês. Sua produção é combatida por ativistas de todo o mundo. Trata-se de forçar patos, gansos ou marrecos a consumir uma quantidade imensa de alimento, geralmente por meio de um cano que deposita a massa de grãos direto no estômago do animal. Isso sobrecarrega o fígado, que fica até 10 vezes maior que o seu tamanho normal. Esse fígado doente, gorduroso e enorme é considerado uma iguaria para parte dos chefs e, infelizmente, ainda tem muito cliente que aprecia e paga caro por ele.

A proposta da proibição em Blumenau, movida pela vereadora Evelin Hussel, é simbólica, já que não se tem notícia de produtores de foie gras no município. Mas em Indaial, município vizinho, fica a Villa Germania, maior produtora de foie gras do Brasil. Por ora, no entanto, a empresa não será atingida.

Caso o governo do Estado de Santa Catarina resolva apresentar e sancionar regra semelhante, a produção do foie gras estará seriamente abalada em todo o país, o que seria excelente para os animais.


Fonte: Vista-se