Recents in Beach

header ads

Já ouviram falar sobre o Jorunna Parva?


Zapeando a tv me deparei com um vídeo dessa fofurinha. Será mesmo um coelho marinho como o apresentador se referiu?
Dando uma pesquisada mais a fundo, descobri que esse é realmente um nome popular que deram aos bichinhos, obviamente pq lembra um coelho, dãããã!
Mas a realidade é que essa é uma especie de lesma do mar, identificado como Jorunna Parva e encontrado no oceano Indico, no Japão, Filipinas.




A lesminha fofa mede 2cm de comprimento, as orelhas são na verdade tubérculos sensoriais intitulados Caryophyllidae, que ajudam a identificar corpos, alimentos, odores. Os mesmo estão presentes no corpo todo e também os ajudam em sua locomoção. 
Apesar de lindos e aparência inofensiva (eu achei, pelo menos) não são nada bonzinhos com os predadores. Como se alimentam muitas vezes de substancias toxicas sem prejudicá-los, as toxinas presentes em seu organismo podem muito bem matar quem ousa a devorá-los. Além disso, suas cores encantadoras tem o proposito de se esconder dos mesmos, camuflando-os junto aos corais.
Eles se alimentam principalmente de anêmonas-do-mar e alguns sugam as células das algas, produzindo dessa forma fotossíntese por meio delas, conseguindo ficar sem se alimentar durante meses.

É tão lindo que tem gente que já substituiu o velho conhecido "Coelhinho da Páscoa" por eles !